maio 19, 2006

Todo o Esforço se Desvia

Todo esforço, qualquer que seja o fim para que tenda, sofre, ao manifestar-se, os desvios que a vida lhe impõe; torna-se outro esforço, serve outros fins, consuma por vezes o mesmo contrário do que pretendera realizar. Só um baixo fim vale a pena, porque só um baixo fim se pode inteiramente efectuar. Se quero empregar meus esforços para conseguir uma fortuna, poderei em certo modo consegui-la; o fim é baixo, como todos os fins quantitativos, pessoais ou não, e é atingível e verificável. Mas como hei-de efectuar o intento de servir minha pátria, ou alargar a cultura humana, ou melhorar a humanidade? Nem posso ter a certeza dos processos nem a verificação dos fins.

Fernando Pessoa, in 'O Livro do Desassossego'

Publicado por pns em maio 19, 2006 09:00 AM
Comentários

Não concordo...
Atingir a verdade,servir a ciência, o conhecimento, é um processo gradativo de aproximações sucessivas e os esforços e meios dispendidos nem sempre acertam no alvo de imediato.
Daí que essas acções tendentes a obter um dado efeito têm que ser frequentemente reformuladas e alteradas em função dos feedbacks dos mesmos.

Afixado por: anjoancorado em maio 19, 2006 12:27 PM

Não sei se o autor estava a pensar desta maneira, talvez estivesse a procura não da verdade, nem do acumulo gradativo de conhecimentos. Poderia apenas expressar a angustia que vivemos ao perceber como o nosso universo é manipulavel e mais sutil ainda, o fato de termos o controle em nossas vidas apenas das coisas pequenas, estamos a margem (ou a flutuar devido aos) dos processos economicos, sociais de nossa época.

Afixado por: Caititu em maio 19, 2006 01:36 PM

Sim, Caititu é bem possível essa interpretação !
O que releva e revela a nossa pequenez em interferir no curso da história .
No entanto a Revolução Francesa foi obra de humanos ...

Afixado por: anjoancorado em maio 19, 2006 02:23 PM

O homem dificilmente está em consonância plena, numa batalha de egos sem fim.
A sociedade é a falha que se estrutura.

Afixado por: Criticize_ME em maio 19, 2006 04:31 PM

O homem dificilmente está em consonância plena, numa batalha de egos sem fim.
A sociedade é a falha que se estrutura.

Afixado por: Criticize_ME em maio 19, 2006 04:33 PM

Quando o homem abandonar a dualidade é porque deixou de ser pensante...

Afixado por: Lagoa_Azul em maio 19, 2006 09:11 PM

É porque deixou de ser homem.

Afixado por: Criticize_ME em maio 20, 2006 06:30 AM

o que aqui é dito é que, o esforço para se atingir algo sofre sempre desvios impostos pela vida, e claro que muitas das vezes as coisas funcionam assim, ao tentar enriquecer por exemplo, vou ter que servir o outro por que o desejo de enriquecer vem da influência das sociedades, logo, em ultima estancia, não é um desejo meu, por exemplo... o esforço para se atingir algo de enorme grandiosidade, como melhorar a humanidade, nunca terás certeza do processo a utilizar e do seu resultado, pois não é algo quantificável, não é algo que segue determinado paradigma científico logo não é algo que se pode atingir como um fim adquirido...contudo, isto não é razão para o homen desistir de se dedicar a causas maiores...pois ele está-se a questionar...

Afixado por: Incognoscível em maio 20, 2006 09:34 PM

Acredito que não podemos simplesmente generalizar alguns fatos em nossas vidas.
Nem todo esforço tende a ser um sofrimento, há esforços tão gloriosos que nem ao menos terminamos-o com algum vestígio do que seja dor, tanto que nem todos os heterônimos de Fernando Pessoa sofrem com os seus esforços....heis uma grande contradição!!!
Eu sou feliz por opção de vida , e raramente algum esforço me causa dor, pelo contrário me sinto evoluída qd algo acontece!!

Afixado por: Luna em maio 20, 2006 09:43 PM

Acredito que não podemos simplesmente generalizar alguns fatos em nossas vidas.
Nem todo esforço tende a ser um sofrimento, há esforços tão gloriosos que nem ao menos terminamos-o com algum vestígio do que seja dor, tanto que nem todos os heterônimos de Fernando Pessoa sofrem com os seus esforços....heis uma grande contradição!!!
Eu sou feliz por opção de vida , e raramente algum esforço me causa dor, pelo contrário me sinto evoluída qd algo acontece!!

Afixado por: Luna em maio 20, 2006 09:49 PM

Mas isso diz uma pessoa, quero ver uma sociedade dizer isso.

Afixado por: Criticize_ME em maio 21, 2006 05:46 AM

O incrível livro “Desassossego”, “F. Pessoa” como poucos, é capaz de ver uma verdade que de tão comum se torna até imperceptível aos menos atentos.
Com seu pessimismo poético foi capaz de colocar ás vistas de qualquer um, como é comum as distorções que as intenções de nossos atos costumam receber, “Pessoa” deve se lembrar bem que até mesmo Cristo que tentou fazer o seu melhor para salvar a humanidade, teve tempos depois suas palavras distorcidas no período da inquisição, para que servissem a propósitos que saciassem a cede de poder que tinha a igreja católica.

Afixado por: Laido Mendaz em maio 21, 2006 11:15 PM

Concordo em parte...
Penso que realmente "Todo esforço, qualquer que seja o fim para que tenda, sofre, ao manifestar-se, os desvios que a vida lhe impõe; torna-se outro esforço, serve outros fins, consuma por vezes o mesmo contrário do que pretendera realizar". Nada na vida existe de forma isolada, e como resultado das muitas interações que vivemos e da relatividade de tudo que envolve as emoções e propria dualidade existente no homem, ("desvios que a vida impõe")os nossos esforços por vezes, acabam por se consumarem em algo contrário ao que se pretendia inicialmente, mas mesmo consciente disto, não me satisfaria destinar meus esforços apenas aos possíveis "baixos fins". Prefiro utilizar os mecanismos com os quais nós fomos dotados: os sonhos, a crença de que podemos tudo que quisermos.
Concordo com Laido, neste livro,"Desassossego", Pessoa coloca mais do que nunca com o seu realismo (não vejo como pessimismo) poético as coisas tão óbvias que nos esforçamos para não ver.

Afixado por: Luciene em maio 22, 2006 02:53 AM

O fim não é o objectivo mais importante,mas sim o meio(processo).A incerteza é o que nos faz pensar,agir,lutar,mudar,viver.Se fossemos donos da verdade ,que interesse tinha tudo isto.

Afixado por: angelosampaio em maio 25, 2006 12:30 AM

Mas é claro! Caso contrário seríamos já o super-homem anunciado de Nietzsche.

Afixado por: Ehcsztein em maio 28, 2006 10:23 PM

o incognoscível não tem a percepção cognitiva de que estância é ligeiramente diferente que instância. mas é só uma palavra não é?

Afixado por: um gajo qq em fevereiro 26, 2009 06:07 AM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?






Site Meter